Passados quase quinze dias, a Polícia Nacional no Município de Viana, em Luanda, o Serviço de Investigação Criminal, ( SIC), e a Procuradoria Geral da República, ambos de Angola, continuam sem apresentar a imprensa e ao público, o efetivo das Forças Armadas Angolanas, que no dia 23 de outubro, foi apanhado em flagrante a assaltar uma placa electrónica da viatura de um renomado músico Angolano. Segundo denúncia de moradores, suspeita-se existir proteção por parte de procuradores e efectivos do SIC, protetores da rede criminosa em que faz parte o efetivo das FAA meliante.
De recordar que, o efectivo das Forças Armadas Angolanas (FAA), à paisana, foi apanhado, ao meio da tarde de uma quarta-feira, 23 de Outubro, em flagrante delito, a roubar a placa do carro do músico angolano Kiambote Quissanga, na Zona ll, no Bloco 15, Prédio 4, Centralidade da Vida Pacífica, vulgo Zango 0.
Tudo aconteceu, segundo a nossa fonte, quando o músico decidiu sair do condomínio para tratar de assuntos profissionais. Ao chegar ao parque Kiambote notou que o vidro traseiro esquerdo estava quebrado e a porta do motorista estava semiaberta, o que levantou suspeita.
Ao verificar, relata a nossa fonte, o músico encontrou no interior do carro o militar das FAA, (camisola rosa, na foto), com duas placas em mãos, incluindo a sua.
Na sequência, o músico chamou por mais moradores e neutralizaram o indivíduo, tendo se apresentado como efectivo das Forças Armadas Angolanas.
A fonte conta que, minutos depois apareceu um outro jovem que se intitulou como colega (camisola verde na foto) e pediu aos moradores que não chamassem a Polícia porque ele mesmo já teria telefonado para a Esquadra do Zango 0 e a patrulha estaria a caminho.
Desconfiados, os moradores exigiram a presença da polícia de uma outra Esquadra. Para o espanto de todos, apareceu uma Land-Cruiser de cor branca, vulgo chefe máquina onde se encontravam dois outros jovens que no momento do assalto já se encontravam no interior do condomínio e a acompanhar o assalto e exigiram que o homem fosse levado à Esquadra do Zango 0.
Como forma de prevenir possível soltura pelo grupo, que parece bem estruturado, o militar apanhado foi levado para uma outra esquadra do Zango onde espera o primeiro interrogatório pelo SIC que esteve no local.
A fonte fez saber que só no bloco 15, na Zona II, na Vida Pacífica, foram roubadas nos últimos três meses mais de quatro placas crescendo a estas algumas dos bloco 8, 7, 14 e nas zonas 1 e 3, para além de perda de três motorizadas, que foram furtadas no bloco 15, o que mostra que o militar apanhado na tarde desta quarta-feira, 23, integra o grupo que tira o sono da Polícia de Viana que, há muito, se debate com estas participações criminais, mas que nunca conseguiu chegar aos autores deste tipo da criminalidade.