Um homem, de 58 anos, morreu, na segunda-feira, na comuna do Mawé, a 103 quilómetros da sede municipal do Calai, na província do Cuando Cubango, após uma picada de uma serpente venenosa.
Em declarações ao Jornal de Angola, o porta-voz local do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Albano Cutarica, explicou que o incidente aconteceu quando o homem caminhava nas margens do rio Cuito, na tentativa de encontrar uma zona adequada para tomar banho e foi surpreendido pelo réptil sendo picado num dos membros inferiores.
Posteriormente, o veneno alastrou pelo corpo e o cidadão, de 58 anos, não identificado, tornou-se na segunda vítima mortal, este ano, atacada por uma serpente no Cuando Cubango.
O primeiro caso aconteceu com um adolescente, de 14 anos, em Fevereiro, na comuna do Mavengue, na comunidade Khoisan.
Albano Cutarica recordou, igualmente, que a população deve redobrar a atenção em matagais, terrenos baldios e lavras, usando botas, calças e luvas, para a prevenção de eventuais situações do género e que a região tem uma grande abundância de diversidade de serpentes venenosas, sobretudo a mamba-negra, conhecida por ser agressiva com ataques de precisão mortal, podendo atacar 12 vezes consecutivas e matar 25 pessoas na mesma investida.
Todos anos registam-se mortes e ferimentos graves por ataques de répteis, principalmente em matagais, terrenos baldios e lavras.
Só em 2023, foram registadas três mortes em Menongue e quatro feridos graves nos municípios do Cuito Cuanavale e Mavinga, enquanto três pessoas ficaram paralisadas em certas partes do corpo devido às picadas.