Home Uncategorized Samakuva e Eugênia Neto declinam cerimônia de condenações

Samakuva e Eugênia Neto declinam cerimônia de condenações

Share

O Presidente da República distinguiu diversos cidadãos com as medalhas das classes de Honra, Independência, Paz e Desenvolvimento. A cerimónia aconteceu nesta sexta-feira, no Palácio da Cidade Alta em Luanda. Pretextos: Assinalar o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, celebrado a 4 de Abril, e reconhecer os feitos de todos os que contribuíram para a consolidação da soberania nacional. O acto marcou o início da primeira fase de atribuição de medalhas comemorativas em celebração do cinquentenário da Independência Nacional de Angola.

O nome da consorte do Primeiro Presidente da República Popular de Angola e líder do MPLA constava da lista dos medalhados. Maria Eugénia Neto deu um “chá de cadeira ao contrário” à cerimónia e ao seu promotor. A política e escritora sabia de antemão que seria distinguida, mas não apareceu nem se fez representar. Preferiu ir à floresta falar com os bichos a prestigiar a cerimónia de “João das Medalhas”, perdão de João Lourenço.

A ausência e o silêncio de Maria Eugénia Neto representam um protesto contra a governação do País e a forma como a sua família tem sido politicamente (des)tratada. Maria Eugénia Neto esnobou a honraria como forma de manifestação contra a prisão ilegal do seu genro – um gesto discreto de resistência e discordância em relação à Administração Lourenço.

Related Articles

Ngola Kabango acusado de promover instabilidade na FNLA

Turbulências, voltam a abalar a FNLA. Dados apontam que 45% do partido...

GPL disponibiliza 60 autocarros para o jogo entre Angola e Cabo Verde

O Governo Provincial de Luanda anunciou que estarão disponíveis mais de 60...

Salário mínimo nas empresas privadas de segurança passa para 50 mil kwanzas a partir de Março

As empresas de segurança privada passam, a partir de abril, a pagar...