A recente exoneração feita por conveniência de serviço pelo Presidente da República, a Gildo José Matias, do cargo de Secretário de Estado para o Ensino Superior, pelo qual tinha sido nomeado em junho de 2020, está a ser associado a quebra de confiança por parte da Ministra da Educacão, Luisa Maria Alves Grilo.
Fontes do Informante, revelam que terá sido a pedido de Luisa Maria Alves Grilo, Ministra da Educacão, que o Presidente da República, apeou, na última semana, Gildo José Matias, do cargo de Secretário de Estado para o Ensino Superior.
Gildo Matias foi exonerado do cargo para o qual havia sido nomeado em 2020, após ocupar a pasta de coordenador adjunto da Unidade Técnica de Programação, Acompanhamento e Avaliação.
Soraya Teresa de Jesus Mateus Kalongela é a nova Secretária de Estado para o Ensino Secundário, substituindo, desta forma, Gildo Matias José, segundo comunicado dos Serviços de Imprensa do Presidente da República.
A nova secretária de Estado, nomeada por João Lourenço, é quadro do sector da Educação, com passagem pela Direcção Nacional da Educação Pré-Escolar e Ensino Primário.