Home CRIME Detido chefe de repartição fiscal de Ondjiva por abuso de poder

Detido chefe de repartição fiscal de Ondjiva por abuso de poder

Share

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cunene deteve, quinta-feira, o chefe de repartição fiscal de Ondjiva, pelos crimes de abuso de poder, tráfico de influência e desobediência.

Segundo o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, em Luanda, superintendente-chefe de investigação criminal, Manuel Halaiwa, o suspeito terá persuadido a direcção da Administração Geral Tributária (AGT) e activado junto dos bancos comerciais do Cunene algumas contas de contribuintes daquela região tributária desobedecendo ao despacho e alertas do Ministério Público, remetidos às instituições financeiras visadas.

Em consequência, a fiscalização interna dos contribuintes faltosos apercebeu-se da activação de contas bancárias de mais de 20 contribuintes, maioritariamente empreiteiros de obras públicas. 

O ocorrido, segundo a mesma fonte, gerou controvérsia e descontentamento no seio dos empresários do Cunene, o que provocou a realização de um encontro presidido pela governadora local, Gerdina Didalelwa, do qual fizeram parte membros da Associação de Empresários do Cunene, a AGT, o Ministério Público e outras entidades públicas.  

Manuel Halaiwa fez saber, ainda, que decorre um inquérito junto da Procuradoria-Geral da República para apurar e esclarecer os factos.

Related Articles

Pescadores em Benguela levados a tribunal por violação as normas de segurança marítima

Cerca de Cinquenta pescadores artesanais em Benguela vão responder em tribunal,  por...

Seminaristas morrem na Huíla por indivíduos não identificados

Dois seminaristas ligados à Igreja Católica, estudantes da comuna do Jaú, município...

Estrangeiros conseguem cartas de condução em Angola por via de criminosos

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede criminosa que se...

Metade das angolanas vítimas de violência não denunciam seus agressores

Pobreza, que tem rosto feminino, e educação na origem do medo de...