Home Bastedores Crispiniano dos Santos leva ao colo justino Capapinha para sua sucessão

Crispiniano dos Santos leva ao colo justino Capapinha para sua sucessão

Share

Um grupo ligado aos preparativos do IX Congresso Ordinário da JMPLA está publicamente contra a candidatura de Justino Capapinha, acusando-o de ser imposto pelo Primeiro Secretário Nacional, Crispiniano dos Santos (na foto de vermelho), e pelo secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo.

Justino Capapinha, filho do ex-governador do Cuanza-Sul, Job Castelo Capapinha, ocupava até recentemente as funções de 2º Secretário do Comité Nacional Interino da JMPLA e Coordenador Adjunto da Comissão Nacional Preparatória do Congresso. O seu apoio por Crispiniano dos Santos começou após a saída de Santiago Lino Vunge do cargo de 2º Secretário, em meio a alegações de envenenamento, que o levaram a focar-se exclusivamente no parlamento.

Com a retirada de Tito Cambanje da corrida à liderança da JMPLA em 2022, Crispiniano intensificou o suporte a Capapinha, enviando-o a eventos para ganhar visibilidade política. Além disso, surgiram rumores de que Crispiniano se aproximou de Job Capapinha, beneficiando de favores, como um espaço para uma fazenda no Cuanza Sul.


O apoio de Paulo Pombolo à candidatura de Justino também é visto como consequência de favores passados providos por Job Capapinha. Quando Justino apresentou a sua candidatura esta semana, foi Pombolo quem convocou a mídia (TV ZIMBO) para cobrir o evento. Em contraste, a mesma emissora foi proibida de cobrir a candidatura de outro concorrente, Adilson Hache, da província do Namibe.


O candidato Mário Edgar Jorge Aragão submeteu uma impugnação à candidatura de Justino, alegando violação das normas por este ser membro da Subcomissão de Candidaturas da Comissão Nacional Preparatória. A impugnação se baseia na Diretiva N.º 07/2024, que proíbe tal sobreposição de funções.

Nesta quarta-feira, 25, Crispiniano anunciou a substituição de Capapinha por Elizandra Wassuca, secretária do Departamento para a Política de Quadros da JMPLA. Apesar disso, membros internos questionam a legalidade da ação, argumentando que a decisão de substituição caberia ao Comité Nacional, não ao secretário. Os mesmos socorrem-se ao artigo 49, e ao 61 dos estatutos da JMPLA.Na Alínea d) do artigo 61 deste mesmo documento é determinado que a composição do secretariado nacional e a eleição do segundo secretário é competência do Comité Nacional.

Observadores em Luanda acreditam que o congresso da JMPLA, marcado para novembro, poderá ser semelhante ao anterior, quando os delegados rejeitaram o candidato da direção do partido, Domingos Betico, e elegeram Crispiniano dos Santos, então Primeiro Secretário Provincial da JMPLA no Cunene.

Related Articles

João Lourenço nomeia Governadores das duas novas provincias de Angola

O Chefe de Estado, João Lourenço, nomeou, esta terça-feira, os governadores para...

PGR pode abrir processos contra Laborinho nos próximos dias

O antigo Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, está, em vias de...

Fraude na JMPLA, e a “vitória”de Capapinha com o suporte da “máfia” do Secretariado Cessante

Vinte e quatro horas depois da eleição que ditou como “vencedor”Justino Capapinha...

Braço direito de Crispiniano dos Santos mancha campanha de Justino Capapinha

Um episódio descrito como de “extrema violência” foi registado na madrugada desta...