O aumento do número de pacientes atendidos nas consultas externas das diversas unidades sanitárias, em Luanda, com sintomas como dor na coluna e irradiação nos membros inferiores preocupa os especialistas em Saúde.
Em declarações ao Jornal de Angola, o especialista em neurocirurgia do Hospital Josina Machel (Maria Pia) Arão Quitâmbala explicou que a hérnia discal ocorre quando o revestimento de um dos discos da coluna vertebral sofre laceração ou se rompe.
“É uma doença degenerativa, frequente em pacientes entre os 30 e 50 anos, cujos sintomas iniciais se manifestam na região lombar, por se tratar de uma região muito exposta a sobrecargas”, disse.
De acordo com o especialista em neurocirurgia, os pacientes diagnosticados e tratados tardiamente podem desenvolver problemas no sistema nervoso central, devido à lesão no disco intervertebral, vulgarmente conhecida como hérnia discal.
Entre os factores de risco, sublinhou, estão a obesidade, sedentarismo, traumatismos causados por acidente de viação, trabalho, quedas, esforços excessivos na coluna, tabagismo, lesões e o processo de envelhecimento
Arão Quitâmbala informou que além das dores lombares, a doença se manifesta, também, por meio de formigamento, perda de sensibilidade na região perianal, entre outros sintomas.
A doença, acrescentou, é diagnosticada por meio de exame físico, raio-X, Tomografia Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética Nuclear (RMN).
Segundo o médico neurocirurgião, diariamente três a quatro pacientes são diagnosticados com hérnia discal, uma patologia que pode causar a deformação do corpo. “Em muitos casos, o tratamento exige a realização de uma cirurgia”, referiu.
Sambizanga
Na semana passada, o Banco de Urgência do Centro de Saúde do Sambizanga atendeu 628 pacientes, dos quais 449 foram diagnosticados com malária, 105 com desnutrição, 58 com doenças respiratórias agudas, 23 com diarreia, 21 com infecção urinária, 11 com febre tifóide e nove casos de hipertensão arterial.
Segundo a directora clínica, Augusta Chandicua, no período em referência, a área de Consultas Externas assistiu 232 pacientes em Tisiologia, acometidos com tuberculose e em tratamento ambulatório e 13 em Psicologia
Talatona
O Hospital Municipal de Talatona observou, na semana finda, 696 pacientes com patologias diversas, avançou a chefe do Banco de Urgência, dos quais 136 pacientes com malária, 70 com problemas respiratórios agudos, 33 com diarreias agudas e 19 casos de gastroenterologia.
Isabel dos Santos disse que a unidade sanitária assistiu, também, nove doentes com hipertensão arterial, cinco com infecção do trato urinário e 16 com traumatismos provocados por agressão física e por acidentes de viação.
Samba
A direcção clínica do Centro de Saúde da Samba prestou assistência médica a 271 pacientes com malária, 163 com doenças respiratórias agudas, 104 com problemas de desnutrição, 71 com diarreias agudas, 12 com hipertensão arterial, oito com febre tifóide e seis com traumatismos, dos quais três por acidente de viação.
A directora clínica, Rosa Manuel, avançou que nas consultas externas foram atendidos 101 pacientes na especialidade de Estomatologia, 176 em Tisiologia, 30 em Psicologia e 110 em Planeamento Familiar, num universo de 2.825 assistidos.
Neves Bendinha
A direcção clínica do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha está preocupada com o número crescente de crianças dos zero aos dois anos que dão entrada no Banco de Urgência com queimaduras no rosto provocadas por líquidos quentes.
Durante a apresentação das estatísticas de casos de queimaduras e de outras patologias, socorridos no fim-de-semana, na unidade Hospitalar, a directora clínica, Antonieta Guilherme, informou que os casos de queimaduras na face, em crianças, têm predominado e constituem motivo de preocupação, visto que nas últimas 72 horas foram atendidos 47 casos de queimaduras, destes 28 adultos e 19 crianças.
“Tivemos sete internamentos e dois óbitos, com destaque para os casos de uma mulher de 34 anos, com queimadura avaliada em cinquenta por cento da superfície corporal com queimaduras provocadas por gás butano e uma criança de quatro meses, com quinze por cento da superfície corporal queimada, por água quente”, disse.
Camama
Oito mil e setecentos e trinta e quatro pacientes foram assistidos, na semana passada, no Hospital Geral de Luanda, dos quais 637 tiveram alta médica e 478 ficaram internados, informou, ontem, o director clínico da instituição.
O médico Magalhães Sobrinho referiu que a malária continua a liderar as estatísticas, tendo um registo de 902 casos, seguida das doenças respiratórias agudas, com 466, a hipertensão, com 209, diarreia, com 158, acidente vascular cerebral, com 54, e tuberculose, com 41 casos.
O hospital, sublinhou, atendeu, na área de cirurgia, 329 casos de queda, 148 de acidentes de viação, 115 de agressão física, 59 de atropelamento, 41 de ferimento provocado por arma branca e 11 por arma de fogo.
Cazenga
O Hospital Geral dos Cajueiros atendeu, na semana passada, 4.982 pacientes, dos quais 1.835 com malária, 391 com hipertensão, 299 com diarreia e 177 com doenças respiratórias agudas, disse, ontem, o director clínico da unidade hospitalar. “Assistimos, também, 88 pacientes vítimas de traumatismo”, sublinhou Tomás Fernandes.
Ainda no Cazenga, o Hospital Municipal observou 2.796 pacientes, sendo 1.615 nas Consultas Externas e 1.181 nos Bancos de Urgência, disse, ontem, a directora-geral da instituição.
Maria Adelaide avançou que as principais patologias foram a malária (299), broncopneumonia (28) e diarreia (22). A médica revelou que, no mesmo período, o hospital registou oito casos de cólera, sendo quatro menores e igual número de adultos.
Na área de Cirurgia, disse, foram assistidos um total de 43 pacientes, dos quais 14 de ferimento por arma de fogo, 13 de agressão física, oito de acidente de viação, cinco de atropelamento, dois de queda e um caso de queimadura.
Cacuaco
A equipa médica do Hospital Municipal de Cacuaco atendeu, na semana finda, 4.463 pacientes com diversas patologias, informou, ontem, a directora-geral da unidade sanitária.
A médica Anizeth Cutatela explicou que do total de pacientes, 3.171 recorreram às Consultas Externas, 1.805 no Banco de Urgência, além da realização de 77 partos no final de semana.
O hospital registou como principal patologia a malária, com 479 casos, a diarreia, com 128, a hipertensão, com 58 e as doenças respiratórias agudas, com 29.
Kilamba Kiaxi
Seis mil novecentos e noventa e dois pacientes foram atendidos, na semana finda, no Hospital Geral Especializado do Kilamba Kiaxi, segundo a directora clínica da instituição.
De acordo com a médica Rosa André, a área da pediatria atendeu 2002 pacientes, onde foram diagnosticados 248 casos de doenças respiratórias agudas, 244 de diarreia e 147 de malária.
O Serviço de Maternidade assistiu 637 parturientes e realizou 118 partos. “As patologias mais frequentes na maternidade são a pré-eclâmpsia e a malária”, disse a médica.
Paciente do Cuanza-Sul foi operada no Hospital Josina Machel em Luanda
No ano passado, Francisca Costa, de 24 anos, residente na província do Cuanza-Sul, foi transferida para Luanda devido a dores fortes que sentia na região lombar.
A paciente deu entrada na área de Cirurgia do Hospital Josina Machel, onde foi avaliada por um neurocirurgião, com um quadro clínico caracterizado pela diminuição da força muscular nos membros inferiores, entre outros sintomas.
Após avaliação e realização de exames de tomografia, TAC e ressonância magnética realizados pela equipa médica, foi diagnosticada uma hérnia discal póstero-lateral lombar, que obrigou a realização de um procedimento cirúrgico no mês de Março do ano passado.
“Graças à intervenção, tive melhoria no quadro clínico e neurológico, com recuperação total da motricidade a nível dos membros inferiores, e continuo a ser acompanhada na área de Consultas Externas, apesar de alguns sintomas prevalecerem”, explicou Francisca Costa.