Home ÁFRICA Daniel Chapo “à procura” dos demais membros do Governo

Daniel Chapo “à procura” dos demais membros do Governo

Share

A necessidade de formação de um Governo inclusivo que possa, eventualmente, ajudar na estabilização da situação política em Moçambique parece justificar a demora do Presidente Daniel Chapo em concluir a composição do seu Executivo, dizem analistas políticos, que também não afastam a hipótese de o antigo Chefe de Estado Filipe Nyusi, que é ainda presidente da Frelimo, estar a pressionar no sentido de serem indicadas para as pastas ainda em falta, pessoas da sua confiança.

O partido no poder reconhece que existem contactos com a oposição, mas sublinha que Daniel Chapo está à procura de pessoas que possam trabalhar para produzir resultados.

Alguns ministérios importantes, entre os quais os das Obras Públicas e da Educação, ainda não têm uma direcção política à sua frente embora estejam, aparentemente, a funcionar sem sobressaltos.

O analista político Fernando Lima diz existirem algumas coisas que fazem com que estes e outros ministérios não tenham ainda os seus titulares, mas realça que “há contactos entre o Governo e a oposição, e uma das questões que poderão estar a ser discutidas é haver alguns lugares no Governo para dar a ideia de um Governo inclusivo”.

Refira-se que os 12 ministros já anunciados, além a rimeira-ministra, pertencem à Frelimo, à excepção dos departamentos das Forças de Defesa e Segurança, que são dirigidos por oficiais de carreira destas forças.

Lima entende que mesmo que não sendo pessoas da oposição, “eventualmente pode ser que esses lugares sejam atribuídos a pessoas independentes, ou seja, sem qualquer filiação partidária”.

O analista político Ivan Mausse, noutra perspetiva de análise, considera que Daniel Chapo está a ter dificuldades para formar o seu Governo porque Filipe Nyusi, via Comissão Política da Frelimo, de que ainda é presidente, “pode estar a impor alguns nomes para quem possam integrar o novo Executivo”.

Contudo, leitura diferente tem Cacilda Uamusse, que afirma que ainda na manhã desta sexta-feira, 24 participou num encontro da Frelimo a nível da província de Maputo, em que foram detalhados os passos e critérios de Daniel Chapo para a composição do seu Governo, bem como dos contactos em curso com a oposição.

“O Presidente Daniel Chapo conhece os problemas do país e neste momento está à procura de pessoas certas para resolvê-los”, conclui por seu turno o analista político Dércio Alfazema.

O primeiro grupo de membros do Governo foi anunciado na sexta-feira, 17.

Related Articles

João Lourenço quer sanções pesadas para promotores de conflitos em África

O Presidente da União Africana (UA) defendeu hoje que os promotores de...

Moçambique: Suspensão temporária da ajuda americana “obriga” país a usar seus próprios meios

Governador de Nampula afirma que o país deve procurar seus próprios meios...

João Lourenço debate instabilidade em África com homólogos de Mauritânia e Guiné Equatorial

O Presidente angolano, João Lourenço, abordou hoje a “instabilidade e insegurança em...

Ciclone Dikeledi no norte de Moçambique faz cinco mortes

Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de cinco mil casas ficaram...