As autoridades sanitárias da província do Huambo confirmaram, hoje, o primeiro caso de cólera.
Trata-se de uma mulher, de 34 anos, proveniente do município do Cacuaco, Luanda, que já se encontra internada, no Hospital Geral do Huambo, a receber cuidados médicos.
A informação foi confirmada pelo director clínico do Hospital Geral do Huambo, Elias Herculano.
Fez saber, igualmente, que a doente apresentava um histórico epidemiológico bastante sugestivo, razão pela qual a equipa de vigilância epidemiológica enviou as amostras ao Ministério da Saúde, tendo testado positivo para cólera.
Explicou que, durante as últimas 24 horas, a mulher está com uma condição debilitada porque os quadros de digestões diarreicas continuam persistentes.
Disse, também, que foi possível os profissionais de saúde controlarem os vómitos, uma vez que a doente tem revelado outras comorbilidades.
Elias Herculano referiu, ainda, que após as autoridades sanitárias registarem o primeiro caso de cólera na região, os passos que se seguem, em conjunto com a Direcção local da Saúde, passam necessariamente por redobrar as medidas de prevenção para a não proliferação da doença.
Neste momento, está a ser levado a cabo o trabalho de rastreio da rede de contacto que a doente manteve, incluindo família e amigos, para controlo de contágios e para que o Huambo venha a estar em alerta máximo para a mitigação dos casos de cólera.