Home ANGOLA Banca angolana com queda na rentabilidade e exposição ao risco soberano

Banca angolana com queda na rentabilidade e exposição ao risco soberano

Share

Segundo o CEF, o setor bancário demonstrou durante este período solidez suficiente para fazer face aos riscos da atividade financeira, evidenciados, essencialmente, pelos índices de capital e de liquidez, uma vez que estes se encontram acima do mínimo regulamentar.

O setor bancário angolano manteve-se sólido face aos riscos da atividade financeira no segundo trimestre de 2024, apesar da exposição ao risco soberano, aumento do risco de crédito e diminuição da rentabilidade, segundo o banco central de Angola.

O Comité de Estabilidade Financeira (CEF) do Banco Nacional de Angola (BNA), num comunicado divulgado após a reunião da última semana onde avaliou os principais fatores de risco sistemático da banca angolana, decidiu manter a reserva de conservação em 2,50%, aplicável a todas as instituições financeiras bancárias.

Manteve também a reserva contracíclica (reserva adicional constituída por fundos próprios principais devido a um crescimento excessivo de crédito) em 0% e a reserva para instituições bancárias de importância sistemática doméstica (D-SIBs, na sigla inglesa) nomeadamente o BAI, BFA, BPC, SBA, KEVE, BCI, BMA, BNI, Banco Sol e o Banco Económico entre 1% e 2%.

Segundo o CEF, o setor bancário demonstrou durante este período solidez suficiente para fazer face aos riscos da atividade financeira, evidenciados, essencialmente, pelos índices de capital e de liquidez, uma vez que estes se encontram acima do mínimo regulamentar.

Este organismo do BNA observa, no entanto, que nos meses de abril, maio e junho passados persistiram riscos de vulnerabilidade, como o baixo nível de intermediação financeira, ligeira deterioração dos indicadores da qualidade do ativo, com o aumento do risco de crédito, diminuição da rentabilidade e exposição ao risco soberano — probabilidade do Estado em não honrar os seus compromissos ou incumprir as suas obrigações contratuais.

A próxima reunião do CEF vai realizar-se em Luanda no dia 29 de novembro de 2024.

Related Articles

Actos de corrupcão leva governo a encerrar cartório notarial de viana

O Cartório Notarial de Viana teve os seus serviços temporariamente suspensos pelo...

Yola Araújo acusa actual esposa de Fredy Costa, de estar por detrás dos áudios que vazaram nas redes sociais

Fortes revelações foram trazidas a tona na noite desta segunda-feira,  no programa...

João Lourenço desiste da mediação do conflito na RDC para priorizar agenda da União Africana

A Presidência da República anunciou que João Lourenço deixará de ser mediador...

Angola com perto de 1.000 áreas minadas conhecidas

Angola conta atualmente com 975 áreas minadas conhecidas, representando uma superfície de...